11 de março de 2020

Quando e como fazer a manutenção de rádio comunicador

por Ideal Rádio em Rádio Comunicadores

A manutenção de rádio comunicador é uma das responsabilidades que toda a empresa deve ter, caso invista neste tipo de ativo.

O uso contínuo dos aparelhos em eventos, shows e outras ocasiões, acabam provocando danos e falhas, que devem ser prevenidas para que sua vida útil seja prolongada.

A utilização do rádio comunicador vem se tornando frequente dentro do mundo corporativo, que busca soluções rápidas e práticas para a comunicação interna entre funcionários.

E é justamente aí que entra a importância da manutenção preventiva feita no momento correto, pois esta garante a integridade e segurança dos aparelhos de rádio.

Neste artigo, abordaremos sobre quando e como você pode executar a manutenção de seu rádio comunicador, evitando desgastes e novos investimentos.

Vamos lá!

As características de um rádio comunicador

O rádio comunicador, como sabemos, é uma tecnologia antiga que se propagou após os resultados satisfatórios obtidos durante as Grandes Guerras.

O rádio comunicador, também conhecido como Walkie-Talkie, funciona através de ondas de rádio. Sua aparência física remete a um telefone comum, porém é dotada de uma antena na extremidade e um botão “Push-to-Talk” (Aperte-para-falar) nas laterais.

A tecnologia do rádio comunicador avançou, e hoje encontramos no varejo modelos analógicos e digitais com certa facilidade. Pode ser utilizado, além da comunicação por voz, para o envio de mensagens de texto, no caso dos modelos mais recentes.

Uma das grandes peculiaridades do rádio comunicador é que ele não precisa da contratação de linha telefônica de uma operadora móvel para o seu funcionamento.

Um dos itens mais importantes de um rádio comunicador é a sua bateria, sendo que dela depende o tempo de disponibilidade do aparelho antes da necessidade de recarga.

Além de ser um elemento central, o seu comprometimento pode reduzir a vida útil do aparelho e da sua capacidade, tornando a sua manutenção ainda mais importante.

Além dos modelos digitais e analógicos, temos também os rádio comunicadores amadores e profissionais. Esta singela característica também influencia na qualidade da bateria, uma vez que os rádios amadores tendem a ter uma bateria de durabilidade inferior.

Logo, a manutenção de rádios comunicadores amadores requer maior periodicidade para a troca de bateria.

Quando realizar a manutenção do seu rádio comunicador

Com o advento da tecnologia, o próprio aparelho lhe ajudará a identificar o melhor momento para realizar a sua manutenção.

Vale lembrar, entretanto, que o tempo médio de vida de um rádio comunicador é de 10 anos. Porém, alguns sinais podem aparecer nesse período indicando que é preciso fazer uma manutenção. Listemos alguns deles:

  • Redução na durabilidade da bateria;
  • Arranhões e áreas trincadas que dificultem a utilização do rádio comunicador;
  • Rádios que só recebem chamadas e não fazem ligações, e vice-versa;
  • Aparelho travado no modo escuta;
  • Problemas recorrentes na conexão.

Caso note estes ou outros problemas similares, chegou o momento de levar os aparelhos para reparo.

E, quando chega este momento, a sua empresa tem duas opções: levar a assistência técnica especializada em rádio comunicador, que seja autorizada e certificada, ou executar os reparos internamente.

No caso da manutenção interna, por mais que os gestores se preocupem em utilizar capas protetoras para evitar quedas de aparelho, alguns problemas mais graves podem aparecer. São eles:

  • Danificações no visor, como áreas trincadas e arranhões;
  • Problemas no recebimento e/ou realização de chamadas;
  • Dificuldade para estabelecer a conexão.

É interessante alertar que a manutenção interna tem validade diferente da manutenção realizada em assistência técnica especializada.

Vantagens de realizar a manutenção de rádio comunicador em assistência técnica autorizada

Dentre as vantagens em realizar a manutenção do rádio comunicador em uma assistência técnica certificada e autorizada, temos os seguintes aspectos:

  • Variedade no estoque de peças;
  • Equipe especializada;
  • Agilidade na entrega do conserto;
  • Melhor custo-benefício.

Como a vida útil de um rádio comunicador é de 10 anos, torna-se muito vantajoso buscar uma assistência técnica autorizada para executar os devidos reparos.

Locação de rádio comunicador pode ser mais vantajosa

Outra ótima opção para economizar na hora da manutenção de um rádio comunicador está na locação de um aparelho.

Quando sua empresa contrata a locação de rádio comunicador, está incluso nas clausulas do contrato o serviço técnico sem cobrança adicional. Com isso, sua empresa terá mais comodidade, agilidade e eficiência no conserto do rádio comunicador.

Dentre as vantagens de um contrato de locação de rádio comunicador, temos as seguintes:

  • Equipamentos com alto nível de conservação;
  • Troca imediata em caso de falhas ou mau funcionamento;
  • Treinamento para utilização do aparelho com equipe especializada;
  • Flexibilização de tempo de uso;
  • Dentre outros.

Vale lembrar que a compra de um jogo de rádio comunicador novo é um investimento que gira entre R$ 1000,00 a R$ 8000,00, cujos valores podem comprometer bastante o fluxo de caixa de qualquer empresa, principalmente se forem investidos sem planejamento.

O que isso significa? O empresário terá de deixar uma reserva financeira para quando o rádio comunicador começar a falhar.

Isso não acontece em contratos de locação de rádio comunicador, o que torna este tipo de investimento algo muito mais eficiente e vantajoso.

O rádio comunicador, em resumo, é uma ferramenta que facilita a comunicação interna das empresas, algo essencial para que o negócio seja conduzido sem ruídos e com o mínimo de erros.

Mas para que esta comunicação siga com perfeição, a manutenção preventiva do rádio comunicador jamais deverá ser negligenciada, e deve ser realizada a partir do momento que o aparelho apresentar seus primeiros defeitos.

Como aumentar a vida útil de seu rádio comunicador

Agora, vamos listar algumas práticas que a sua empresa pode adotar para aumentar a vida útil de seu rádio comunicador.

Em suma, são medidas simples, mas extremamente eficientes e fáceis de executar. São elas:

  • Evite quedas do rádio comunicador, ou deixá-lo em ambientes úmidos;
  • Mantenha-o limpo para que o excesso de poeira não danifique o aparelho;
  • Não abra ou substitua qualquer peça do rádio comunicador, exceto a bateria;
  • Utilize capas protetoras;
  • Evite utilizar o aparelho próximo de rádios ou TVs devido à interferência, mesmo que o rádio seja utilizado de maneira correta;
  • Quando ocorrer interferência de qualquer tipo, desligue o rádio comunicador imediatamente;
  • Para os usuários que tenham marca-passo, não deixar o rádio comunicador no bolso da camisa. Utilizar sempre o ouvido oposto ao lado que tem marca-passo, e manter o aparelho a uma distância de 15 cm do marca-passo quando estiver em funcionamento.

Você se interessou pela manutenção de rádios comunicadores? Nós, da Ideal Rádio Brasil, oferecemos contratos de locação dos melhores rádios do mercado, e ainda oferecemos a manutenção deles.

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de vendas e solicite uma demonstração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *