Vivemos em um mundo que exige conexão contínua e ininterrupta. Seja nas mídias sociais ou nos locais do trabalho, sempre estamos atentos a todo tipo de mudança ou alteração, comunicando-se a todo momento com diversas pessoas e colaboradores da nossa equipe de trabalho.
Nem todas as tecnologias, porém, são 100% eficientes ou até mesmo funcionais. Em alguns lugares específicos, seja de lazer ou trabalho, ficamos à deriva justamente pela ausência da rede de telefonia móvel.
Este é um dos muitos problemas. No trabalho, o principal deles é como aumentar a produtividade de uma empresa, sem abrir mãos de um custo alto, com uma tecnologia acessível a todos, de fácil manuseio e que responde aos nossos anseios por completo.
Neste ponto, o uso de rádios comunicadores sempre foi destaque. É o único sistema, ainda que antigo, que consegue manter uma equipe conectada a um custo operacional baixíssimo, de modo que a produtividade aumenta consideravelmente de maneira positiva.
Inventado durante a Segunda Guerra Mundial, até hoje o rádio comunicador é utilizado no meio corporativo, segurança pública e forças armadas de diversos países. O motivo: comunicação instantânea a um toque.
Ao pressionar o botão PTT (Push to Talk), o usuário transmite uma mensagem de voz sem limite de tempo, que é recebida e ouvida por outro usuário a até 40 km de distância. Agora, imagine isso durante os combates: o rádio comunicador conseguiu que soldados se antecipassem perante seus inimigos, para vencer aquela batalha.
A batalha diária moderna está no trabalho. Como conectar uma equipe de 20, 30 ou até mesmo 50 pessoas em um ambiente, de modo que uma ocorrência seja resolvida em questão de poucos minutos?
Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre as funções de um rádio comunicador e o aumento de produtividade devido ao seu uso no trabalho.
Aumentar a produtividade com o rádio: como funciona?
A comunicação entre colaboradores e chefes precisa ser simples, direta e funcional. Por isso, o rádio comunicador é a ferramenta perfeita para os mais diferentes segmentos corporativos.
Podemos encontrar rádios em shopping centers, feiras de eventos, shows musicais, centros hospitalares e até mesmo no agronegócio. Ainda que totalmente automatizado, nas fazendas é preciso se comunicar com funcionários que estão a quilômetros de distância um dos outros.
Explicando de forma mais simples: um profissional que está trabalhando em campo, identifica determinada situação e, por meio do radiocomunicador, repassa a informação para a sede da empresa para que as providências necessárias possam ser tomadas para corrigir o problema.
Isso pode ser desde acionar a equipe de limpeza do hotel, alertar os manobristas do serviço de vallet que o cliente está chegando, resolver ocorrências de emergência em hospitais e, claro, avistar inimigos ou meliantes em via pública.
Rádios de comunicação: o que são e o que fazem?
Um rádio comunicador nada mais é que o famoso Walkie-Talkie. Sua tecnologia vem do começo do século passado, e foi inicialmente utilizada nas Grandes Guerras nos meios militares, onde soldados utilizavam os rádios para se comunicar entre a equipe.
O conceito do rádio comunicador é o mesmo, desde aquela época: ao acionar o botão PTT (Push-To-Talk), é possível transmitir uma mensagem e enviá-la até 40 km de distância para outro receptor, que recebe e acessa o conteúdo instantaneamente.
Na guerra, isso era uma tremenda vantagem: os combatentes ganham vantagem sobre seus oponentes, ocasionando um maior número de baixas no grupo inimigo, vencendo assim as batalhas.
Obviamente, a tecnologia e a modernidade propiciaram diversos upgrades nos rádios comunicadores. Hoje, eles se assemelham bastante aos smartphones, com telas de display multicolorido, envio de mensagens de texto, áudio e vídeo.
Ainda, hoje o mercado de telecomunicações trouxe os POC (Push Over Cellular), que permite o uso de sinal móvel 4G nos rádios comunicadores. É possível iniciar streamings ao vivo, de alta resolução, usar aplicativos, dentre outras facilidades.
As frequências do rádio comunicador
O rádio comunicador opera em duas frequências, basicamente:
- Very High Frequency (VHF) – 30 a 300 MHZ;
- Ultra High Frequency (UHF) – 300 a 3 GHZ.
O único diferencial está no alcance da mensagem, além da sua capacidade de transmissão em relevos com maior ou menor quantidade de obstáculos físicos.
Outra característica dos rádios comunicadores está na sua tecnologia de operação, que pode ser analógica ou digital, profissional ou amador.
No caso do rádio comunicador analógico, geralmente de cunho amador, utiliza-se frequências e canais abertos que podem ser acessados por qualquer pessoa. Isso acarreta na falta de segurança e confiabilidade do produto.
Já os rádios comunicadores profissionais são mais robustos, e operam tanto em modo analógico como digital.
A diferença está na maior durabilidade da bateria, além de contar com a segurança da frequência exclusiva para cada cliente, bem como com funcionalidades extras, como transmissão de dados.
Por que alugar um rádio comunicador?
As vantagens para a locação de rádios, comparadas à aquisição, são interessantes e muito atrativas, quando uma empresa realiza planos para novos investimentos em infraestrutura.
Quando você compra um jogo de rádios comunicadores, os aparelhos se tornam um ativo da empresa. E não estamos falando de investimentos de baixo custo. A compra destes aparelhos varia entre mil a oito mil reais, dependendo do modelo adquirido.
Ao alugar um kit de rádios comunicadores, a locadora garante os seguintes serviços para o cliente:
- Assistência técnica dos aparelhos
- Substituição dos rádios quebrados quando necessário
- Contratos com base na necessidade do cliente
- Soluções customizadas para cada tipo de empresa
A locação de radio comunicador, seja este analógico ou digital, oferece as seguintes facilidades para a sua empresa e colaboradores:
- Transmissão digital: o sistema digital possibilita um áudio com melhor qualidade e sem ruídos;
- Chamadas em grupo: é possível acionar toda a equipe com apenas um alerta, ou direcionar o chamado a determinado colaborador de forma rápida e efetiva;
- Bateria com mais duração: os aparelhos têm bom tempo de duração da bateria, além da maior vida útil da mesma;
- Mensagens: além da chamada via rádio, os aparelhos mais modernos contam com a tecnologia de envio de mensagens de texto e de voz.
Como alugar rádios com a Ideal?
A Ideal Rádios é uma empresa especializada na locação de rádios comunicadores para as mais diversas situações.
Acima de tudo, nós conectamos pessoas! Somos muito mais do que uma simples locadora de rádios.
Disponibilizamos os melhores modelos das melhores marcas para a sua empresa, de acordo com a sua necessidade e nicho de mercado.
Temos laboratório próprio, composto pelos melhores especialistas técnicos homologados pelas melhores companhias de telecomunicações do mundo, responsáveis pela manutenção preditiva e preventiva dos aparelhos.
Trabalhamos somente com peças de reposição originais da Motorola e Hytera, garantindo o estado-da-arte dos aparelhos em questão de funcionamento e robustez.
Solicite hoje mesmo uma reunião conosco e conheça nosso catálogo!