A locação de rádio comunicador para eventos pode ser um dos melhores investimentos que sua empresa pode realizar, caso não deseje investir na compra destes ativos.
Por se tratar de um investimento inicial muito alto, podendo variar entre R$ 1.000,00 a R$ 8.000,00, dependendo da necessidade e do tipo de rádio específico para determinada função, a locação de rádio comunicador acaba se tornando a melhor opção para a sua empresa, pois o seu custo-benefício não debilita o fluxo de caixa.
Mas o que seria um rádio comunicador?
Resumidamente, o rádio comunicador é o famoso Walkie-Talkie.
O uso de walkie-talkies para eventos é muito interessante, devido a sua enorme praticidade em termos de uso e funcionalidade, e tem sido adotado com frequência por diversas empresas.
Fora isso, existem alguns tipos de contrato de locação que podem ser adotados, como aqueles para ocasiões pontuais (feiras, exposições, shows), ou contratos de longa duração (mensal ou anual).
Primeiramente, vamos definir o que é um rádio comunicador, como surgiu e onde pode ser utilizado.
Vamos lá!
O que é um Rádio Comunicador?
Um rádio comunicador, conforme mencionamos, é um Walkie-Talkie, um transceptor de rádio com dois pontos, portátil e de uso manual.
Em suma, é um aparelho de comunicação que serve para transmitir informações através de ondas de rádio, de maneira rápida e prática, entre os funcionários de uma empresa.
Os primeiros rádio comunicadores foram lançados e utilizados durante as Grandes Guerras. Posteriormente, seu uso se espalhou no mundo corporativo após o término da Segunda Guerra Mundial.
As principais características de um rádio comunicador são:
• Canal Half-Duplex: somente um rádio transmite por vez, embora qualquer aparelho Walkie-talkie conectado na rede possa escutar as transmissões;
• Botão “Push-to-talk” (aperte para falar).
Os rádio comunicadores tem o formato de um telefone comum, com uma antena saindo na parte de cima.
Em que situações o rádio comunicador é utilizado
O rádio comunicador é adotado em diversas situações, a saber:
• Laboratórios de análise e hospitais;
• Shows;
• Feiras de Exposição;
• Shopping Centers;
• Segurança Pública e Rodoviária;
• Sistemas de transporte público;
• Desfiles de moda.
Estes são alguns exemplos da versatilidade de uso dos rádios comunicadores, que cabem em qualquer evento de porte onde é exigido níveis de segurança elevados e velocidade na comunicação entre os colaboradores da empresa.
Rádio comunicadores analógicos e digitais
Os rádio comunicadores funcionam em duas frequências, basicamente:
• Very High Frenquency – VHF;
• Ultra High Frequency – UHF.
A frequência VHF transmite na faixa de 30 a 300 MHZ, enquanto a UHF transmite entre 300 MHZ a 3 GHZ.
Ou seja, o que diferencia estas duas frequências é o seu alcance. Não apenas, estas frequências também são distintas em capacidade de transmissão em relevos com maior ou menor quantidade de obstáculos.
Em terceiro lugar, existem dois tipos de rádio comunicadores: analógico e digital.
Os rádio comunicadores amadores, os aparelhos operam em modo analógico, não oferecendo segurança, pois utilizam frequências e canais abertos que podem ser utilizados por qualquer indivíduo.
Geralmente, os rádio comunicadores analógicos são para uso doméstico.
Em contrapartida, os rádio comunicadores profissionais são mais robustos e apresentam maior durabilidade de bateria, além de contar com a segurança da frequência exclusiva para cada cliente, bem como com funcionalidades extras, como transmissão de dados.
Mesmo assim, os rádio comunicadores profissionais operam tanto em modo analógico como digital. Porém, devido a uma exigência mundial, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem restringindo o uso de sinal analógico, uma vez que o sinal digital é padrão no mundo todo.
Por que a locação de rádio comunicadores para eventos é melhor?
Existem diversas vantagens ao adotar a locação de rádio comunicador para eventos.
Desde o investimento inicial baixo, a não preocupação na depreciação dos aparelhos e o próprio treinamento para equipes, a locação de rádio comunicadores torna-se a melhor opção para toda e qualquer empresa, independente de seu porte.
Veja a seguir alguns exemplos.
1) Baixo Investimento
Conforme mencionamos, o investimento inicial na locação de rádio comunicador para eventos é muito baixo.
Ao contrário da compra de aparelhos, que acabam se tornando um ativo da empresa, sujeitos a depreciação e manutenção, a locação de rádio comunicador pode servir para eventos pontuais ou, se a empresa desejar, para contratos de maior duração.
2) Equipamentos com alto nível de conservação
Como os rádio comunicadores são fornecidos por uma empresa subcontratada, os aparelhos estão sob responsabilidade desta empresa no que se refere aos ciclos de manutenção preventiva.
Com isso, os aparelhos locados devem estar sempre em perfeitas condições de uso, o que torna o investimento na locação muito vantajoso.
3) Não precisa se preocupar com a depreciação do aparelho
Além de sua empresa receber, em alguns casos, os rádio comunicadores mais modernos do mercado, não há necessidade de se preocupar com a depreciação dos mesmos.
Uma vez que a locação consiste em utilizar um produto que não é ativo de sua empresa, por consequência os gestores podem adotar o uso de rádio comunicadores sem pensar nos possíveis gastos em manutenção que ocorrem nos aparelhos.
4) Flexibilidade de contrato
Conforme mencionamos, a locação de rádio comunicadores para eventos pode ser muito vantajosa também pela sua flexibilidade de contratos.
Os rádios comunicadores podem ser alugados para eventos pontuais, como feiras, exposições e shows.
Ou ainda, se a empresa preferir, existe a possibilidade de alugar estes aparelhos por períodos mais longos, com pacotes mensais, semestrais e anuais. Isso vai depender, obviamente, do nicho de mercado em que a empresa se encontra e o nível de demanda por rádio comunicadores.
5) Treinamento para a utilização dos aparelhos
O contrato de locação de rádio comunicadores, inclui, dentre várias cláusulas, a de treinamento para a utilização dos aparelhos.
Portanto, este treinamento deve ser fornecido, obviamente, pelo contratante e representante oficial da marca trabalhada.
O treinamento para utilização é importante para que os colaboradores utilizem os rádios comunicadores sem enfrentar problemas de mau uso ou mau funcionamento dos mesmos, o que pode atrapalhar a dinâmica do trabalho em equipe durante o evento.
6) Substituição imediata no caso de falhas
Ainda que a empresa locatária ofereça os melhores aparelhos para a sua empresa, os mesmos não estão livres de falhas.
Por isso, o contrato de locação de rádio comunicadores garante a substituição imediata dos aparelhos, em caso de pane ou mau funcionamento.
Logo, este tipo de problema não ocorre quando os rádio comunicadores tornam-se ativos de sua empresa, uma vez comprados. Neste caso, fica sob a responsabilidade do seu gestor a manutenção preventiva dos aparelhos, que não podem apresentar falhas durante os eventos.
7) Abatimento integral de impostos
Muita gente não sabe, mas o valor investido em uma simples contratação de locação de rádio comunicadores pode ser 100% abatido no seu Imposto de Renda, por exemplo.
Consequentemente, torna-se uma ótima opção viável para as empresas, que já lidam com as alíquotas diárias como PIS, COFINS e CSLL em suas operações financeiras.
Alugue o seu rádio comunicador para eventos hoje mesmo
Se interessou pela locação de rádio comunicadores? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de vendas e solicite um orçamento AQUI.
Entre em contato através do telefone (11) 2759-2520 ou através do e-mail [email protected]
Estamos a disposição para atender de maneira personalizada o que a sua empresa precisa para tornar o seu evento impecável!