31 de agosto de 2020

Rádio comunicador de longo alcance: Os melhores aparelhos para 2020

por Ideal Rádio em Rádio Comunicadores

Optar por um rádio comunicador de longo alcance pode ser uma ótima solução para o seu negócio, principalmente em ambientes abertos ou complexos em que a equipe precisa estar conectada em tempo integral.

A título de conhecimento, o rádio comunicador (Walkie Talkie) é uma tecnologia antiga, datada da Segunda Guerra Mundial, que passou por uma série de melhorias e processos e tornou-se item indispensável no meio corporativo e de segurança pública.

Com funcionamento similar a de um telefone celular, o rádio comunicador opera através das ondas de rádio, que podem ser em VHF (Very High Frequency), UHF (Ultra High Frequency) ou HF (High Frequency).

Para acionar, basta apertar o botão PTT (Push-to-talk) na lateral do aparelho e enviar a mensagem de voz, que será ouvida em outro aparelho sintonizado no mesmo canal a quilômetros de distância, em tempo real.

Devido a estes motivos, além do baixo custo de implantação, o rádio comunicador tornou-se a opção mais viável para empresas que almejam melhorar a produtividade de suas equipes sem apostar em tecnologias caras e complexas.

Podemos verificar o uso de rádios comunicadores nos mais distintos nichos de mercado: centros hospitalares, shopping centers, feiras de eventos, shows de música, apresentações de teatro, segurança pública, indústria de óleo e gás, mineração, etc. Logo, é certo que o rádio comunicador terá serventia para o seu negócio também!

E não pára por aí. Hoje, existem rádios comunicadores disponíveis com tecnologia POC (PTT over Cellular), onde o rádio comunicador também funciona através dos sinais 2G, 3G e 4G da rede de telefonia móvel. Porém, caso o usuário esteja em um local isento de rede, o rádio comunicador POC não funciona.

Neste post, você saberá um pouco mais sobre rádios comunicadores de longo alcance e alguns modelos disponíveis para locação aqui na Ideal Rádios. Preparado? Vamos lá!

Rádio comunicador de longo alcance: o que são?

Existem vários tipos de rádios comunicadores, separados por modelos amadores e profissionais, com sinal analógico e/ou digital. Cada modelo tem especificações e características próprias, indicados para determinados nichos de mercado. Não menos importante, dependendo do nível tecnológico do rádio, seu custo varia.

Sobre o alcance, especificamente, os rádios comunicadores podem operar em três frequências de rádio distintas. A saber:

  • VHF (Very High Frequency), entre 30 a 300 MHZ, com seu uso melhor indicado para locais abertos e sem urbanização
  • UHF (Ultra High Frequency), entre 300 MHZ a 3 GHZ, indicado para utilização em centros urbanos ou locais com muitos obstáculos
  • HF (High Frequency), que são os rádios de alta frequência, dotados de alcance maior, podendo ser utilizados para comunicação há quilômetros de distância.

Modelos de rádio comunicador de longo alcance

Existem modelos de rádio comunicador, como o Motorola TALKABOUT T400BR, que propõe alcance de 35 km na transmissão de voz. Dentre outras características, este aparelho possui 26 canais, 20 tons de chamada e tecnologia iVox, que possibilita atender chamadas sem pressionar nenhum botão. Além disso, é também a prova d’água.

Porém, é valioso alertar que rádios de longo alcance, principalmente os que operam em HF, não costumam ser profissionais. No caso, existe a possibilidade da transmissão do sinal ser de baixa qualidade, possível invasão de terceiros no canal, etc.

Não é o caso do rádio Motorola DTR720, disponível para locação na Ideal Rádios. Este robusto aparelho é um modelo digital e bidirecional, que possui classificação IP54 e funciona em até 900 MHZ.

Traduzindo para uma linguagem mais simples, a sua área de cobertura abrange 32.515 m2 (350.000 pés quadrados), o equivalente a um prédio de 30 andares. Ou seja, este rádio comunicador, além de extremamente seguro, pois funciona em canal criptografado isento de invasões, oferece melhor qualidade de áudio e de transmissão de dados, além do longo alcance.

Outra opção viável está no uso de repetidores para rádio comunicador, como é o caso do modelo RD986s, da Hytera, também disponível para locação aqui na Ideal Rádios.

As faixas de frequência que este aparelho opera são as seguintes:

  • VHF: 136-174 MHz
  • UHF1: 400-470 MHz
  • UHF3: 350-400 MHz
  • UHF5: 806-941 MHz

Em suma, este repetidor da Hytera funciona em sistemas digitais, e também pode ser utilizado em sistemas de rádio troncalizado DMR (Nível III), com até 50W de potência.

Trocando em miúdos, o repetidor ajuda a aumentar o sinal de alcance entre os rádios comunicadores de uma determinada equipe, em locais de trabalho onde os membros estão distantes entre si e precisam estar em constante comunicação e transmissão de informações.

Locação de rádio comunicador vale a pena?

É válido alertar o leitor o quão benéfico é a locação de rádios comunicadores para o seu ambiente de trabalho. Existem vários aspectos positivos que, de toda a forma, são melhores que a possível aquisição dos aparelhos.

Primeiramente, não é fácil escolher um rádio comunicador que atenda todas as necessidades do seu negócio. Para tanto, é preciso muita pesquisa, informação detalhada e testes.

No escuro, é comum nos atentarmos a preços convidativos de alguns rádios comunicadores facilmente encontrados no varejo. Porém, como diz o velho ditado, “o barato sai caro”.

A título de conhecimento, o investimento certeiro na aquisição de um kit de rádio comunicador pode variar entre dois mil a oito mil reais. De bate pronto, é um valor muito alto a ser bancado pelo financeiro de uma empresa, que pode muito bem alocar essa quantia em investimentos mais urgentes.

Não somente, ao adquirir os rádios, estes se tornam ativos de sua companhia, o que significa que a sua equipe será responsável pelo gerenciamento dos aparelhos, a sua manutenção preventiva e terá que arcar com as inevitáveis falhas e depreciação.

Na locação de aparelhos, tudo isso é deixado para trás. A empresa locatária, no caso a Ideal Rádios, é a responsável pela manutenção, operação e gerenciamento dos rádios. Em caso de falhas ou quebras, fornecemos imediatamente outro aparelho para a sua empresa, sem custo adicional.

Além disso, fornecemos cursos de capacitação para as boas práticas com os rádios comunicadores, incentivando o seu uso correto e aumentando o tempo de vida útil dos aparelhos.

Os contratos de locação podem ser pontuais, ou com prazo estipulado, geralmente entre três meses a 1 ano. Logo, os valores não afetam o fluxo de caixa de sua empresa, que pode usufruir da tecnologia e investir nos projetos desejados.

Se interessou? Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe de vendas e agende uma reunião para conhecer esses e outros modelos de rádio comunicador de longo alcance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *