Motorola implementa solução de radiocomunicação na Polícia Militar MG

A Polícia Militar de Minas Gerais acaba de ampliar o número de rádios digitais ASTRO 25, da Motorola Solutions, provedora líder mundial em soluções e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas. Os equipamentos, que seguem as regras do Projeto 25 (P25), garantem maior eficiência nas operações da corporação por meio de uma comunicação mais ágil e segura, melhor qualidade de áudio e mais cobertura. Os novos rádios vêm sendo implementados desde o final de 2013 e fazem parte dos planos de modernização e atualização do órgão para este ano.

Entre os benefícios da solução está a melhoria da segurança da população, já que os profissionais da PMMG têm a possibilidade de enviar e receber informações em tempo real e agir de maneira mais rápida e assertiva. A Motorola Solutions entregou 1.150 rádios (APX2000 rádios portáteis e APX2500 rádios móveis). Os equipamentos foram entregues a tempo de serem utilizados durante a Copa do Mundo, que teve necessidade de atuação intensiva da Polícia Militar devido à abrangência do evento.

Em paralelo, a Motorola Solutions, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, disponibilizou um sistema de rádio troncalizado com repetidoras digitais também de acordo com o padrão P25 Fase 2 para os jogos do mundial, o que possibilitou que os terminais adquiridos fossem utilizados em seu modo de operação mais eficiente. Isso ajudou a corporação a agir de forma mais eficaz no controle de ocorrências e na segurança da população durante o evento, possibilitando que um maior número de pessoas pudessem usar a rede. Também foram disponibilizadas duas repetidoras transportáveis digitais para estender os benefícios da comunicação digital em áreas não atendidas pelo sistema de repetição principal, além de permitir o uso em operações táticas especiais.

Os rádios ASTRO 25 da Motorola Solutions permitem a interoperabilidade entre diversos fabricantes. Os equipamentos são usados especificamente pelos governos federal, estadual e órgãos de segurança pública locais a fim de facilitar a comunicação em caso de emergência. Com a Fase 2 deste projeto, os aparelhos dobram a capacidade do sistema de comunicação, além de utilizarem tecnologia de criptografia;

Com a aquisição dos novos rádios, houve um aumento da eficiência na rede de rádios da corporação e melhora na qualidade das chamadas;

Os dispositivos móveis e portáteis possibilitaram o aumento da cobertura e implementação de recursos avançados, como o sistema de localização por GPS, disponível nos dois modelos;

Em conjunto com os novos equipamentos, também foi implementado para testes durante a Copa do Mundo o sistema de rádio troncalizado com repetidoras digitais padrão P25 Fase 2, que permitiram uma operação mais eficiente, com aumento da segurança da população.

Estar amparado por soluções e dispositivos de última geração auxilia o bom rendimento das ações críticas locais de forma mais precisa e segura. Essa melhoria do sistema permite um benefício para toda a infraestrutura da PM, o que favorece, na ponta, os cidadãos não só durante Copa do Mundo, mas também pelos próximos anos”, explica o tenente-coronel Humberto Sales, da PM de Minas Gerais.

Fonte / Autor:  Motorola Solutions no Brasil.

Fique por dentro sobre Radiocomunicadores em nosso canal "Ideal News".

Saiba mais sobre os rádios Motorola, para mais detalhes, consulte nossa equipe de vendas e locações.

Ideal Radiocomunicação certificada Ouro Motorola Partner Empower 2014.

Diretor Comercial: Vitor Crespo.

E-mail: vitor@idealradio.com.br

Fone:  (11) 2759-2520.