Motorola apresenta tendências em segurança pública em Florianópolis

A Motorola Solutions, provedora líder mundial em soluções e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas, apresenta as tendências do setor e as expectativas das agências de segurança pública para o sistema de comunicação para os próximos cinco anos, na IACP Interseg 2014, Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública. O evento é realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis (SC).

Um dos destaques do estande é a “viatura do futuro”, um carro de polícia no qual podem ser conferidas diversas tecnologias da Motorola Solutions que auxiliam os agentes no dia a dia. Entre elas, estão: sistema de escaneamento de placas, capaz de identificar veículos suspeitos ou em situação irregular; câmeras de monitoramento, que transmitem imagens para um monitor no painel do carro e podem ser armazenadas a partir de um comando pelo usuário ou por sensores ativados quando a porta é aberta, a sirene é ligada, ou em caso de colisão etc. O veículo também permite que imagens sejam enviadas em tempo real para o centro de comando e controle.

A empresa anuncia, ainda, sua Pesquisa sobre a Indústria da Segurança Pública 2014, na qual elenca diversas tendências de comunicação, como, por exemplo, o uso de mensagem via SMS nos Centros de Atendimento de Segurança Pública (PSAP) 190, a interação de agências públicas e privadas, e melhoria da segurança cibernética. O material aborda as principais mudanças que os órgãos de segurança pública planejam implementar em suas comunicações, além da preferência por tecnologias que permitem fazer uso mais eficiente do crescente volume de dados que os órgãos precisam administrar atualmente.

Durante a feira, a empresa também apresenta diversos equipamentos capazes de contribuir para o aperfeiçoamento dos policiais e mostra como essas tecnologias voltadas para a comunicação têm ajudado a aumentar a eficiência das operações. Um dos exemplos é o uso do LTE nos órgãos públicos, que facilita o envio e recebimento das informações via SMS, áudio ou imagem, além da interoperabilidade de diferentes agências em tempo real e maior segurança entre as comunicações e a modernização dos rádios.

No estande da empresa é possível ver, ainda, uma demonstração prática do funcionamento de um centro de comando e controle, via tecnologia LTE, interligada diretamente à sede do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército, o CCOMGEX, em Brasília, e assim acompanhar os acontecimentos da cidade em tempo real.

O Real Time Crime Center (RTCC), apresentado na feira, oferece suporte, monitoramento e envio de imagens aos agentes com informações precisas, 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Na viatura, há um novo conceito de equipamento, com demonstração do modelo de rádio APX2500 O3, que agora é adaptável a qualquer espaço do carro, em especial o porta-malas; e o O3, que é a integração do rádio com o microfone. Essa tecnologia é muito usada para operações táticas em missões críticas que precisam ser mais discretas.

A Motorola Solutions traz para a Interseg uma cabine de som em que serão feitos testes com os modelos de rádio dentro de uma cabine de vidro, utilizando diversos sons que poderiam afetar o áudio de um aparelho sem especificações antirruído. Os visitantes serão capazes de se comunicar com eficiência com aqueles que estiverem fora da cabine, sem perder a qualidade de transmissão.

Também é possível conhecer as soluções via TEDS, da tecnologia TETRA, que possibilita uma taxa de dados efetiva de até 80 kbps, em um canal de 50 kHz. O TEDS aumenta a velocidade de dados, sem descuidar dos níveis de segurança e flexibilidade do TETRA.

Fonte / Autor:  Motorola Solutions no Brasil.

Fique por dentro sobre Radiocomunicadores em nosso canal "Ideal News".

Saiba mais sobre os rádios Motorola, para mais detalhes, consulte nossa equipe de vendas e locações.

Ideal Radiocomunicação.

Diretor Comercial: Vitor Crespo.

E-mail: vitor@idealradio.com.br

Fone:  (11) 2759-2520.