DHC Aguakan migra para sistema de radiocomunicação da Motorola

Cerca de 1 milhão de habitantes de Quintana Roo (México) serão beneficiados com serviço mais eficiente de água potável, esgotos e saneamento por meio da solução de rádios digitais MOTOTRBO.

A Motorola Solutions, provedora líder mundial em soluções e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas, anuncia que a DHC-Aguakan, empresa concessionária dos serviços de água potável, esgotos e saneamento dos centros turísticos de Cancun e da Isla Mujeres, localizados em Quintana Roo (México), melhorou a qualidade de seus serviços por meio da implantação de sistema de radiocomunicação digital da família MOTOTRBO. Os rádios tornaram mais eficientes os processos internos da concessionária de modo a atender as novas necessidades em virtude do crescimento da população dos municípios e da zona hoteleira.

A adoção dos equipamentos com tecnologia digital reduziu o tempo de resposta e permitiu que 340 trabalhadores pudessem manter múltiplas conversas a partir da mesma infraestrutura. O centro de operações, por sua vez, obteve visibilidade da localização geográfica dos funcionários que trabalham em campo em diferentes departamentos, graças à implantação do aplicativo TRBOnet, que conta com tecnologia de GPS integrada ao rádio. Além disso, a robustez dos equipamentos suporta a operação em ambiente hostil. Prova disso, foram alguns rádios que caíram dentro dos dutos de água residual, sendo logo recuperados e restituídos às atividades, refletindo importante benefício no custo total de propriedade (TCO).

A tecnologia digital vem trazendo benefícios para a DHC-Aguakan que oferece cobertura de aproximadamente 60 quilômetros quadrados pelo mar do Caribe. A solução irá apoiar as operações da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Isla Mujeres, localizada a aproximadamente 4 metros sob o nível do mar. Além disso, foram implantados avisos configuráveis e alarmes para que os rádios possam ser utilizados como meio de registro de assistência em locais remotos.

PONTOS DESTACADOS:

A solução digital integrada na DHC-Aguakan inclui 5 repetidoras e 340 rádios digitais MOTOTRBO: 135 rádios DGP 8550, 200 rádios DGP6150 e 30 rádios DGM4100.

RCU Cancun foi a companhia integradora das soluções de radiocomunicação digital e a responsável por realizar as pesquisas e análises de cobertura para definir os pontos de instalação dos equipamentos, bem como a viabilidade da comunicação.

MOTOTRBO é um portfólio de rádios digitais que proporciona qualidade superior de áudio, durabilidade e amplo leque de modelos, complementados com acessórios sem fio Bluetooth, baterias, carregadores e novas soluções.

A durabilidade da bateria dos rádios MOTOTRBO permite cobrir jornadas completas de trabalho em diferentes turnos.

O sistema digital da Motorola Solutions assegura mensagem clara, sem importar o barulho do ambiente; aumenta a durabilidade da bateria em campo, pois exige menos energia para a transmissão; e possibilita compartilhar informações em tempo real via Bluetooth.

No futuro, a DHC-Aguakan pretende migrar do sistema troncalizado para um sistema troncalizado multilocal a fim de poder interconectar as diferentes zonas geográficas que atua.

Além disso, para suportar o crescimento permanente da concessionária, a DHC-Aguakan pretende integrar soluções de telemetria para fazer medição remota de magnitudes físicas e enviar as informações para o operador do sistema, com base em tecnologias da Motorola Solutions.

A DHC-Aguakan opera 167 poços de captação que servem para extrair águas subterrâneas; 2.400 km de tubulações para distribuição de água, equivalente à distância em linha reta de Cancun a Nova Iorque; 48 estações de bombeamento e armazenamento para levar água potável aos clientes; mais de 1.580 km de tubulações para fazer o escoamento das águas residuais, equivalente, em linha reta, à distância de Cancun à Dallas, no Texas; 60 estações de bombeamento para transportar águas residuais para as estações de tratamento e 8 estações de tratamento para águas residuais.

A concessionária possui três laboratórios com a certificação ISO 9001:2008:

Um laboratório de água potável para controlar, de forma rigorosa, a qualidade da água potável distribuída, totalmente de acordo com as exigências das normas oficiais mexicanas.

Um laboratório de águas residuais que controla a qualidade dos processos de tratamento das águas residuais e a qualidade da água enviada pelo subsolo.

Um laboratório de verificação de medidores certificados com a norma ISO 9001:2008 para verificar o bom funcionamento dos medidores de água potável.

A DHC-Aguakan é uma empresa comprometida com a melhoria contínua e sustentável de seu capital humano e dos recursos que administra. Nosso propósito é ser a empresa nacional líder na prestação de serviços de água, tratamento de esgotos e saneamento. A tecnologia digital da Motorola Solutions nos ajuda a alcançar o nosso objetivo, por meio da prestação de um serviço que supera as expectativas de nossos clientes, permite antecipar às necessidades da população e enfrentar desafios, respondendo com dinamismo, flexibilidade e criatividade”, explica Adolfo Reyes, subgerente de Tecnologias da Informação da DHC-Aguakan.

O rádio profissional está dando o maior passo de sua história: a migração do sistema analógico para o digital. Atualmente, as necessidades das organizações são únicas e só podem ser atendidas por meio da tecnologia digital. O portfólio MOTOTRBO foi especialmente desenhado para que as empresas possam fazer uma migração de acordo com suas próprias necessidades. Além disso, conta com um programa de aplicativos que permite proporcionar serviços de dados com valor agregado. A DHC-Aguakan é um exemplo dos benefícios que a tecnologia digital pode fornecer para aumentar a qualidade dos serviços públicos”, ressalta Mauricio Padilla, gerente de Canais de Rádios da Zona Centro e Sul da Motorola Solutions México.

Sobre a DHC-Aguakan

A DHC-Aguakan é a empresa concessionária de serviços de água potável, esgotos e saneamento para Benito Juárez e Isla Mujeres. Sua missão é fornecer à comunidade desses municípios serviços de água potável, tratamento de esgotos e saneamento, atendendo às suas necessidades e contribuindo para a proteção do meio ambiente. Abastece, todos os dias, mais de 240 mil clientes residenciais e comerciais. O contato com essa população exige melhoria constante nos processos de atendimento e serviços. Por isso, a DHC-Aguakan possui programas e sistemas dotados de tecnologia de ponta, sem deixar de lado o fator humano. Informações sobre a DHC-Aguakan.

Fonte / Autor:  Motorola Solutions no Brasil.

Fique por dentro sobre os Rádios Comunicadores em nosso canal "Ideal News".

Saiba mais sobre os rádios Motorola, para mais detalhes, consulte nossa equipe de vendas e locações.

Ideal Radiocomunicação.

Diretor Comercial: Vitor Crespo.

E-mail: vitor@idealradio.com.br

Fone:  (11) 2759-2520.